Uma história de inovação

O nascimento da Hoover e do primeiro aspirador da história

Uma caixa, uma ventoinha, uma almofada de seda e um pau de vassoura! Foi assim que nasceu o primeiro aspirador da história. A ideia que transformou estes simples elementos numa das tecnologias mais revolucionárias do século passado pertence a James Spangler, um guarda noturno de New Berlin, Ohio, que sofria de asma e que estava cansado de respirar o pó levantado na loja em que trabalhava. O James patenteou a invenção e sonhou levá-la a todas as casas da América. Precisava de alguém que acreditasse no seu projeto e que tivesse os conhecimentos e recursos para o executar.

Decidiu enviar este primeiro aspirador rudimentar para a sua prima, a Susan Hoover - uma decisão que lhe valeu a sua fortuna.  A Susan tentou usá-lo durante alguns dias em sua casa e tornou-se uma apoiante entusiasta. Mostrou-o ao marido, o William Hoover, o proprietário de um pequeno negócio que produzia artigos de pele e que os vendia na sua loja em New Berlin.  Os anos de experiência entre clientes permitiu-lhe estar familiarizado com o mercado. Como empresário perspicaz pressentiu de imediato o enorme potencial deste "pau" futurista. Adquiriu a patente  e começou a produção, fundando a empresa com o nome - The Hoover Company. Foi em 1908.

Inicialmente, a pequena unidade de produção fabricava seis aspiradores por dia para vender no mercado local mas, graças a uma oferta lançada para Experimentar Gratuitamente, os pedidos multiplicaram-se dia após dia, até que foi necessário iniciar uma produção à escala industrial para satisfazer a procura cada vez maior. Em muito pouco tempo, a palavra “hoover” passou a fazer parte da língua inglesa e sinónima de “limpar com um aspirador”. Ainda hoje é utilizada.

A hoover oferece hoje o standard de amanhã

A novidade dá a volta ao mundo. Nas décadas seguintes a Hoover funda uma nova empresa em Londres e abre vários estabelecimentos no Reino Unido e na Europa. Mais adiante a sua presença estende-se à Ásia e África. É a origem de um grande grupo, com uma marca que se distingue pela pesquisa contínua de soluções capazes de antecipar as tendências, através de eletrodomésticos belos, funcionais e altamente inovadores.

Em 1926 a Hoover é a primeira empresa a produzir um batedor de tapetes elétrico. Em 1936 patenteia o tubo amovível, que se tornará uma constante de todos os aspiradores modernos. Em 1946 inicia a produção de aspiradores móveis. Em 1948 inicia a expansão em outros setores, a partir da produção de máquinas de lavar e depois de outros grandes eletrodomésticos, para a limpeza da casa, a cozinha e a refrigeração. O grupo Hoover continua o seu crescimento até aos anos Oitenta, quando se reorganiza em termos da produção e da sede da empresa. 

No final de uma longa fase de união e incorporação, em 1995 a Candy adquire a Hoover European Appliances Group e com ela o direito de utilização exclusivo da marca Hoover na Europa, Norte de África e Médio Oriente, bem como nos países asiáticos da ex-União Soviética.

 

100 anos de Hoover

Em 2008, o Grupo celebrou o primeiro século da Hoover com uma série especial de produtos superiores no que diz respeito à inovação, desempenho e atenção aos pormenores. Durante todo o ano de 2008, todos os produtos e comunicações da Hoover tinham aposto o logo “A celebrar 100 anos” - um feito que poucas marcas atingem.

Desempenho máximo em todos os formatos

As celebrações pelo aniversário dos cem anos chegaram ao fim mas o lançamento de produtos com tecnologia de ponta continua. As atividades de investigação e desenvolvimento estão focadas na disponibilização de um desempenho notável em todas as áreas.

Maxicapacidade recorde

Hoover detém o recorde da máquina de lavar roupa de tamanho normalizado com a maior carga - 13 kg. É a Dynamic Mega, que na versão máquina de lavar e de secar tem capacidade para lavar até 13 kg e para secar até 8 kg - essencialmente o dobro da capacidade que uma máquina normal. A Maxicapacidade também está disponível para fornos (até 78 litros) e para máquinas de lavar loiça (até 16 talheres).

Classe 4 A nos aspiradores

A rotulagem energética dos aspiradores da Hoover são os primeiros da classe 4 A, o que significa uma eficiência energética, uma eficácia de filtragem e uma capacidade de extração de pó máximas de tapetes e chãos duros aliadas ao menor nível de ruído. Este resultado é obtido graças à tecnologia multiciclónica Airvolution™, que usa a força centrífuga de muitos ciclones de pequenas dimensões para separar o ar do pó, que é sugado para a base do recipiente do pó, não sobrecarregando o filtro. Nos aspiradores sem saco, a PACT (Power Active Compression Technology) permite compactar o pó para um décimo do volume. Forma-se assim um pequeno "tijolo", reduzindo ao mínimo a dispersão do pó no ar quando o recipiente é aberto.

Tecnologia Silent (silenciosa)

O melhor desempenho não tem necessariamente de ser o mais ruidoso. As tecnologias mais recentes desenvolvidas pela Hoover significa que podem ser obtidos resultados excelentes com os níveis de ruído mais baixos do mercado. Os pequenos eletrodomésticos, em particular, beneficiam da tecnologia Dynamic Silence que reduz as vibrações e absorve o som, reduzindo drasticamente os níveis de ruído.  No caso do novo aspirador cilíndrico A-Cubed Silence, os níveis de ruído baixam para 62db, o que significa que este aparelho pode ser utilizado em qualquer altura do dia sem incomodar os vizinhos ou acordar as crianças. Para os grandes eletrodomésticos, a Hoover inventou primeiro a tecnologia Silent Inverter e posteriormente a tecnologia Perfect Silent Inverter. As máquinas de lavar roupa com motores inversores Perfect Silent, tais como os da série Dynamic Mega e Dynamic Next, produzem apenas 48db durante os ciclos de lavagem, cerca de um terço do ruído produzido pelas máquina tradicionais.

A nova fronteira da lavagem à máquina

Evolução digital: aparelhos com controlo remoto

Na era dos Smartphones e das ligações Always-On, a Hoover está mais uma vez à frente dos tempos e lança uma gama de máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar loiça, frigoríficos, fornos, extratores e placas que podem ser acionados, geridos e monitorizados a partir de um dispositivo móvel, utilizando a aplicação Hoover Wizard. A conetividade é do tipo WiFi nos modelos One Fi e do tipo NFC nos modelos One Touch.